sexta-feira, 24 de julho de 2009


Petrolina é um município brasileiro do estado de Pernambuco, banhado pelo Rio São Francisco. Em conjunto com o vizinho município de Juazeiro, na Bahia, forma o maior aglomerado urbano do semi-árido.

Integra, em conjunto com os municípios de Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, estes localizados em Pernambuco, e os municípios baianos de Juazeiro, Remanso, Casa Nova e Sobradinho, a Região de Desenvolvimento Econômico Integrado - RIDE - São Francisco.

Administrativamente, o município é composto pelos distritos sede, Curral Queimado, Rajada e pelos povoados de Cristália, Nova Descoberta, Tapera, Izacolândia, Pedrinhas, Uruas, Lagoa dos Carneiros, Caatinguinha, Caititú, Cruz de Salinas,Pau Ferro, Atalho e Aranzel.

História

Pelo caminho das águas, o capuchinho italiano frei Henrique realizava prédicas missionárias, provavelmente por todas as povoações ribeirinhas, inclusive, pelas ilhas: do Pontal, do Jatobá, do Fogo e do Massangano, entre outras banhadas pelo rio São Francisco, no trecho compreendido entre a “Villa de Coripós” e a “Passagem”, hoje municípios de Santa Maria da Boa Vista e Petrolina.

Em meados do século XIX, por conta da distância e da exaustiva viagem frei Henrique lança a idéia da construção de uma capela ao então vigário de Coripós atualmente Santa Maria da Boa Vista. No ano de 1858, dá-se início a construção de uma capela como marco do Cristianismo para os moradores da pequena povoação da Passagem localizada na margem esquerda do Rio São Francisco, cujo local tinha uma área coberta de rocha que posteriormente serviu na construção da Igreja Catedral de Petrolina, conhecida como a “Pedra Grande”, considerado hoje o marco zero, atual Praça do Centenário.

Em 1860, a capela foi aberta aos moradores parcialmente concluída, faltando ainda uma torre, recebendo a atual imagem de Nossa Senhora Rainha dos Anjos. A imagem que teria vindo, apenas para a inauguração, ficou definitivamente como padroeira do município.

Em 1862 a Capela de Santa Maria Rainha dos Anjos foi elevada à condição de Igreja Matriz ficando a povoação “Passagem de Juazeiro”, elevada à categoria de freguesia pela lei nº 530, de 7 de junho de 1862, através do empenho do tenente-coronel da Guarda Nacional José Crispiniano Rodrigues Coelho Brandão – presidente da vila de Petrolina até 1875, recebendo a localidade a denominação de Petrolina em homenagem ao Imperador D. Pedro II, tendo a Freguesia a invocação de Santa Maria Rainha dos Anjos; vila pela lei nº 921, de maio de 1870; Comarca pela lei nº 1.444, de 8 de junho de 1879; município em 25 de abril de 1893, sendo o seu primeiro prefeito o tenente-coronel Manuel Francisco de Sousa Júnior; instalada oficialmente o município em 21 de Setembro de 1895 e a diocese em 30 de novembro de 1923, pela Bula Pontificada (Dominicis Gregis), sendo seu primeiro bispo D. Antônio Maria Malan.

* Bandeira: A bandeira de Petrolina foi idealizada pelo cidadão petrolinense Armindo Trajano Maia e adotada em 26 de setembro de 1971.

Suas cores significam: VERDE - esperança e a riqueza através da irrigação do sertão; AMARELO - as riquezas trazidas pelo Rio São Francisco; VERMELHO - o sangue nordestino, bravo, lutador e aguerrido; REMOS - a população que vive às margens do rio e o próprio rio; MANDACARU (Cereus Peruvianus - L) - simboliza o sertão e o sertanejo, que não se curvam ante as adversidades.

Lendas da Região:Nego d’água, Vapor Fantasma, Nossa Senhora da Rapadura. Esses são apenas alguns dos mitos que povoam a mente dos habitantes da região desde sua infância. São histórias passadas ritualmente de pai para filho e um dos grandes patrimônios das duas cidades. Entre essas lendas, a carranca se destaca como a mais importante. Sua representatividade é tão grande que sua imagem se tornou um dos símbolos locais.

Junto a este símbolo se destaca Ana das Carrancas, uma artesã consagrada em todo o brasil, considerada Patrimônio Vivo do Estado de Pernambuco.

Festas e eventos

* Festival da Primavera
* Congresso Pedagógico do São Francisco
* AnimeKai (Encontro de Animação Japonesa em Petrolina/Juazeiro)
* ERAS (Encontro de RPG e Ação Social)
* River Shopping Collection Week
* São João
* Carnaval Cultural Pernambucano.
* Festival da Primavera (Acontece em Setembro - Aniversário do Município)
* R.P.V (Rock Para Você)
* MotoChico
* Oi Music (Festival de Música Eletrônica e PopRock)
* Sky Filter (Rave Open Air)
* [Raíz & Remix]
* Aberto de Xadrez (Torneio de xadrez de nível nacional)

Economia

A região de Petrolina, devido ao clima seco e a irrigação, tornou-se o segundo centro vinícola do país, cujo primeiro lugar é ocupado pela Região Sul.

Políticas de incentivo aplicadas nas últimas décadas tornaram a região um celeiro de frutas tropicais, que são exportadas para as principais regiões do país e também para a América do Norte, o continente Europeu e também o Sudeste Asiático, particularmente o Japão.

De acordo com dados das EMBRAPA, a região apresenta anualmente 2,5 milhões de safras e este fato tem despertado o interesse dos empresários para a região. Particularmente pelo grande desenvolvimento que a tecnologia proporcionou para as áreas irrigadas tem obtido no decorrer das últimas décadas.

As características climáticas favorecem não somente a produção de vinhos, mas também de outras frutas, atualmente a cidade responde por 90% das exportações nascionais de Manga e Uva.

O turismo de negócios e o artesanato, onde destaca-se a produção de carrancas, são outros potenciais de Petrolina.

Turismo

* Orla antiga e orla nova (alguns barzinhos e restaurantes)
* Antiga estação ferroviária;
* Espaço Cultural Lula Cardoso Aires (antigo açougue);
* Memorial Dom Bosco;
* CEAP
* Concha acústica;
* Palácio episcopal;
* Praça do Centenário;
* Bodódromo: um bom lugar para degustar carne de 'carneiro';
* Oficina do artesão Mestre Quincas;
* Centro histórico;
* Parque municipal Josepha Coelho;
* Museu do sertão;
* Igreja Matriz de Nossa Senhora Rainha dos Anjos;
* Igreja Catedral;
* Memorial Nilo Coelho;
* Espaço Cultural Ana das Carrancas;
* Central de Artesanato;
* Centro de Convenções Nilo Coelho;
* Serra da Santa;
* Parque Aquático Ilha do Sol;
* River Shopping;
* Ponte Presidente Dutra;
* ASCCOPER - "Forró pé de serra";
* Espaço de Ciência e Cultura UNIVASF;
* Espaço Trevo;
* Porta do Rio;
* Ilha do Rodeadoro
* Petrolina Antiga (Orla Antiga)

Ilhas do São Francisco

Na região de Petrolina, diversas ilhas compõem um cenário bastante pitoresco. Apresentam areias finas, sendo que em algumas delas podem ser encontradas árvores frutíferas. As principais ilhas são: do Fogo (na fronteira entre os estados de Pernambuco e Bahia, onde passa a ponte Presidente Dutra que liga ambos os estados e as regiões norte e sul do Nordeste), Rodeadouro (que conta com a presença de infra-estrutura própria para o turismo fluvial), Massangano (a maior de todas as ilhas), Maroto, Amélia e Pantanal. Estas ilhas ficam na direção da barragem de Sobradinho, o segundo maior lago artificial do mundo e que controla toda a vazão do rio para produção hidroelétrica da região Nordeste.

O acesso a estas ilhas dá-se através das barcas no cais de Petrolina. Há outras ilhas na direção oposta, entretanto, a presença de pedras dificulta o acesso, tornando-o perigoso. Apenas os mais experientes e conhecedores se aventuram nesta direção.

O roteiro completo de viagem das barcas (que contam com infra-estrura de restaurante, cabines e pista de dança) leva 5 horas. Paradas para mergulho nas águas do rio são obrigatórios e o divertimento garantido desde o início até final do passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário